Pré-Vestibular Gratuito – PES
SOBRE O CURSINHO PES
O cursinho nasceu em 2017, no dia do estudante, como uma ação de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina em Araranguá: Projeto Educação Solidária – PES. O Cursinho PES apoia estudantes em sua preparação para o ENEM e vestibulares. As equipes de gestão e de professores são compostas principalmente por estudantes de graduação da UFSC Araranguá, em sua maioria voluntários. A cada ano, são cerca de 20 professores e 10 gestores.
O cursinho oferece, gratuitamente, aulas diárias e acesso a material didático de qualidade, inclusive simulados. O PES também oferece aulões interdisciplinares e aulões de revisão, tanto para ENEM quanto para o vestibular unificado UFSC/IFSC/IFC. O cursinho já teve mais de 500 alunos regulares, além daqueles presentes nos aulões. Mais de 70% dos estudantes que concluíram o cursinho conquistaram vagas em instituições de ensino superior. Foram cerca de 90 aprovações, 41 delas na própria UFSC. Atualmente são disponibilizadas 90 vagas.
Cursinho Gratuito da UFSC
LEIA OS DEPOIMENTOS DE PROFESSORES E ALUNOS QUE PASSARAM PELO PES
“O Pes pra mim foi um porta aberta, literalmente. Foi no cursinho que me vi capaz de conquistar meu maior sonho até então, ser jornalista.
Foram aulas leves, com cuidado dos professores e de toda gestão.
A oportunidade de ter de graça e com qualidade um curso pré-vestibular que eu não teria como pagar.
Todos que passam pelo Pes, saem ganhando. ❤️” Natália Chaves, aluna do Cursinho em 2018, formada em Jornalismo pela UFSC.
“Fazer o Cursinho PES foi uma das melhores decisões que tomei. Mesmo trabalhando e chegando cansado todos os dias, nunca pensei em desistir. O apoio dos professores, o ambiente acolhedor e o material de qualidade fizeram toda a diferença na minha preparação. Graças ao cursinho, consegui ser aprovado na faculdade e curso que eu queria. Sou muito grato a toda a equipe do PES por ter acreditado em mim e me ajudado no processo. Hoje faço parte da equipe para continuar ajudando mais pessoas como eu.” Nícolas Lummertz, aluno do Cursinho em 2023, estudante de Fisioterapia na UFSC.
“Participar de um cursinho pré-vestibular solidário no meu último ano do ensino médio foi uma experiência muito marcante em minha vida, onde além de muito conhecimento, pude também fazer novas amizades. O cursinho PES sempre contou com professores extremamente dedicados, que acreditavam no nosso potencial mesmo quando nós duvidávamos. Além de todo o conteúdo, também aprendi a acreditar em mim. Foram muitas as experiências e trocas compartilhadas, sempre feitas com muito cuidado e carinho. Graças a esse apoio e à força coletiva que encontrei ali, consegui ser aprovada no curso que eu tanto sonhava, em uma universidade pública. Depois que passei, voltei ao projeto como voluntária, para retribuir um pouco do que recebi e ajudar outros estudantes. Cursinhos solidários como o PES são fundamentais para jovens de escola pública, pois abrem portas, criam oportunidades e mostram que, com apoio é possível alcançar sonhos. Ainda hoje, lembro desse ciclo com muito carinho e gratidão.” Tamires dos Santos Henrique, aluna do Cursinho PES em 2019, formada em Fisioterapia pela UFSC.
“Apesar da minha dificuldade em falar em público, encontrei grande satisfação ao ministrar aulas e acompanhar o progresso dos alunos. Ver a evolução deles, especialmente o aumento exponencial nas notas, reforçou meu propósito pessoal com os estudos. A experiência me permitiu aprimorar habilidades de comunicação, didática e organização. Saber que contribuo para o desenvolvimento dos alunos é extremamente gratificante e me motiva diariamente.” Eduarda Mairesse e Silva, professora de redação do Cursinho, estudante de Medicina da UFSC.
“Participei do PES como professor em 2018, lá tive a oportunidade de aprender a dialogar com pessoas diversas e ser desafiado a criar uma ponte entre a universidade e a comunidade local. Além de ser um projeto muito divertido e agregador para a região, ele consegue proporcionar experiências que agregam muito para quem organiza também, como habilidades de comunicação, pedagógicas e visão social. O aprendizado é mútuo!” Tobias Rossi Müller, professor de matemática em 2018, graduado em Engenharia da Computação na UFSC.