Curso de Medicina
O curso de medicina do Campus Araranguá teve sua criação no dia 14 de junho de 2017 na reunião da Câmara de Graduação, através da Resolução 04/2017/CGRAD. O curso passa a ser ofertado pelo Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS), do Campus Araranguá. Possui carga horária total de 7.620 horas, distribuídas em 12 semestres letivos, com entrada única e 60 vagas por ano.
Tem por objetivo formar médicos que atuem na “saúde do ser humano e das coletividades humanas, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo, com o melhor de sua capacidade profissional e sem discriminação de qualquer natureza. O médico desenvolverá suas ações profissionais no campo da atenção à saúde para:
I – a promoção, a proteção e a recuperação da saúde;
II – a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças;
III – a reabilitação dos enfermos e portadores de deficiências.” (Lei n. 12.842 de 10/07/2013)
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina: “O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.”