Formas de ingresso
Fonte: CICE/ARA
FORMAS DE INGRESSO
Que tal você estudar em uma das melhores universidades do Brasil e sem pagar nada por isso? Isso mesmo! A Universidade Federal de Santa Catarina é uma universidade pública e por isso não cobra nenhum boleto no final do mês. O Campus de Araranguá oferta anualmente 300 vagas para jovens e adultos que desejam ter uma formação de nível superior que realmente faça a diferença em suas vidas profissionais e pessoais.
Existem algumas formas de ingresso nos cursos de graduação da UFSC Araranguá:
VESTIBULAR ANUAL (UFSC):
O vestibular da UFSC é um processo seletivo anual organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) (coperve.ufsc.br) que oferta vagas para os cursos de graduação de todos os campi da UFSC. No campus de Araranguá estão inseridos cinco cursos, sendo eles: Engenharia de Energia, Engenharia da Computação, Fisioterapia, Medicina e Tecnologia da Informação e Comunicação.
O Edital costuma ser publicado no final de agosto ou início de setembro e as provas acontecem em dois dias (geralmente, sábado e domingo) e nas últimas edições foram aplicadas em dezembro. As datas oficiais serão divulgadas no site oficial da Coperve.
Ele pode ser realizado em diversos municípios do Estado de Santa Catarina, basta selecionar a cidade no momento de inscrição.
Além disso, poderá ocorrer no meio do ano o Vestibular de Inverno. Ele ocorre quando sobram algumas vagas, não necessariamente de todos os cursos, por isso nem sempre é realizado. Então, vale a pena ficar de olho no Instagram @ufsc.ara e @coperve.ufsc que estão sempre com novidades por lá.
SISU (ENEM)
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) (sisualuno.mec.gov.br) é o programa de ingresso em universidades públicas e institutos federais utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (enem.inep.gov.br).
Através dele, candidatos do país inteiro podem se inscrever e concorrer a vagas em universidades de todas as localidades sem precisar deslocar-se para realizar a prova específica da instituição.
Suas inscrições costumam abrir em janeiro, após a divulgação das notas do ENEM. Todo o processo seletivo é realizado de forma online e é organizado pelo Ministério da Educação (MEC). As formas de ingresso não competem entre si, ou seja, o candidato pode se inscrever para concorrer pelo VESTIBULAR e pelo SISU ao mesmo tempo.
As vagas dos cursos de graduação da UFSC são distribuídas da seguinte maneira, segundo as formas de ingresso: 70% – para ingresso através do VESTIBULAR e 30% – para ingresso através do SiSU. Sendo 10 vagas para indígenas através de processo seletivo específico. Ou seja, do total de vagas dos cursos de graduação, 70% são para ingresso via VESTIBULAR e 30% são para ingresso via SISU. Destacamos que tanto o VESTIBULAR quanto o SiSU possuem sistemas de ingresso através de ACESSO UNIVERSAL (Ampla Concorrência) e de RESERVA DE VAGAS (Cotas).
Quando não são preenchidas todas as vagas através do Vestibular e do SISU, elas são ofertadas através de outros processos seletivos, como:
TRANSFERÊNCIAS
As transferências podem ocorrer de duas formas distintas:
- Transferência Interna: Um estudante da UFSC solicita a transferência de turno ou até mesmo de curso para outro dentro da universidade;
- Transferência Externa: Um estudante de outra universidade solicita o ingresso na UFSC, sem, necessariamente, mudar de curso.
O Edital geralmente é publicado semestralmente e não são ofertadas vagas para todos os cursos da graduação, apenas para aqueles que possuem vagas não ocupadas.
Esse processo seletivo também é realizado online. O candidato apenas deve enviar os documentos solicitados no Edital e aguardar o resultado da classificação final.
RETORNOS
Os retornos podem ocorrer de duas formas distintas:
- Retorno de graduado: Serve para candidatos que já possuem graduação prévia e desejam ingressar nos cursos de graduação da UFSC;
- Retorno por abandono: Serve para candidatos que trancaram a matrícula em algum curso de graduação da UFSC e desejam voltar a estudar no curso.
O Edital é publicado juntamente com o de Transferências semestralmente e não são ofertadas vagas para todos os cursos da graduação, apenas para aqueles que possuem vagas não ocupadas.
O processo seletivo ocorre da mesma forma que as Transferências.
PROCESSO SELETIVO PARA PESSOAS REFUGIADAS
Desde 2022 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) implementou o processo seletivo para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadoras de visto humanitário. As vagas destinadas a esta seleção são vagas remanescentes do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC e/ou do SiSU UFSC.
As vagas são destinadas a oriundos de qualquer percurso escolar, e que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula na UFSC. A inscrição para o processo seletivo é gratuita e online e a seleção é realizada através de uma prova de redação.
Para inscrever-se, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Número do CPF do candidato no Requerimento de Inscrição;
- Solicitante de Refúgio de baixa renda ou Portador de Visto Humanitário, será obrigatório informar o número de um documento de identificação com foto: Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Registro Nacional Migratório (RNM) ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou, excepcionalmente, outro documento de identificação com foto.
VAGAS SUPLEMENTARES PARA CANDIDATOS NEGROS
Processo seletivo específico para destinar vagas suplementares para candidatos pertencentes ao grupo étnico-racial negro(pretos e pardos), oriundos de qualquer percurso escolar, que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula na UFSC.
São considerados pertencentes ao grupo étnico-racial negro (pretos e pardos) os candidatos autodeclarados negros que apresentem aspectos fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro.
As inscrições são gratuitas e realizadas de forma online.
A seleção ocorre através da utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que o candidato deverá ter participado em algum dos três anos anteriores.
VAGAS SUPLEMENTARES PARA CANDIDATOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
Processo Seletivo em que são destinadas vagas a candidatos pertencentes aos povos indígenas residentes no território nacional e transfronteiriços e candidatos pertencentes a comunidades quilombolas, oriundos de qualquer percurso escolar e que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio até a data da matrícula na UFSC.
O candidato que optar por concorrer às vagas suplementares para indígenas deverá informar no formulário de inscrição:
I. a qual povo indígena pertence;
II. os seus vínculos com o povo indígena a que pertence;
III. a sua situação em relação à(s) língua(s) do povo indígena a que pertence.
A inscrição é gratuita e realizada via internet. Para esta, são necessários os seguintes documentos:
- Documentos de identidade, exclusivamente, cédulas de identidade, em perfeito estado e legalmente válidas, expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Detran.
- Número do CPF do candidato no Requerimento de Inscrição.
A seleção ocorre através de uma prova teórica envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, conhecimentos gerais e por fim, uma redação.
PROCESSO SELETIVO UNIFICADO
Processo seletivo destinado a todos os que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente. Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do ENEM referentes aos três anos anteriores.
A inscrição é realizada via internet e geralmente é cobrada uma taxa de 50 reais (cinquenta reais) para todos os cursos. Os candidatos que desejarem podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.
A classificação dos candidatos, em cada curso/categoria, ocorrerá na ordem decrescente da Nota Final obtida.
Também são implementadas as Políticas de Ações Afirmativas das Instituições de Ensino Superior, destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, considerando critérios de renda, para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Para demais informações, acesse o site: https://portasabertas.ara.ufsc.br/
Informações retiradas de: